segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Wilfred, uma série para adultos.



Baseada em uma série australiana de mesmo nome, Wilfred é uma dramédia que passa no canal americano FX. Estrelada por Elijah Wood, o eterno Frodo de Senhor dos Anéis, Wilfred conta a história de Ryan, um advogado depressivo que não encontra sentido na vida. Depois de uma tentativa frustrada de suicídio, Ryan faz amizade com sua vizinha Jenna, que pede a ele para tomar conta de seu cachorro, Wilfred. Enquanto todo o restante do planeta vê Wilfred exatamente como ele é, Ryan o vê como um homem fantasiado de cachorro, interpretado por Jason Gann, o criador da série.

A série é genial, é como se Wilfred fosse a personificação do Id de Ryan, tentando libertá-lo das amarras que  Ryan colocou em si mesmo. O cachorro tenta ensinar Ryan a se defender, a fazer o que gosta e a falar o que pensa, mas muitas vezes Wilfred mais parece um Grilo Falante maligno, instigando Ryan a fazer coisas erradas, como se não possuísse um filtro moral.

Cada episódio versa sobre um tema específico, como felicidade, orgulho, ira, consciência ou isolamento e traz alguma citação ou provérbio sobre o assunto, como por exemplo o episódio sobre compaixão, que mostra o relacionamento de Ryan e sua mãe, interpretada por Mary Steenburgen. O episódio começa com a citação de Anne McCaffrey: "Não faça julgamentos enquanto não tiver compaixão"

Wilfred é uma série para adultos. Lembra bastante o humor britânico, que não é exatamente um material para adolescentes. Não é aquela série de riso fácil, mas é uma comédia inteligente. Claro que estão presentes os elementos de risadas gratuitas como o sexo entre Wilfred e os animais de pelúcia, mas não é sacada da série, e sim o relacionamento entre Ryan e Wilfred, e como muitas vezes o cachorro mais parece o capetinha dos desenhos Disney que sempre instigam o Pato Donald a fazer o que é errado, mas diferente dos desenhos, Ryan consegue o equilíbrio, mostrando que, no final das contas, ser adulto é isso: ceder a alguns impulsos e desejos como comprar aquele videogame super caro, mas na maioria das vezes, controlá-los para um bem maior.

2 comentários:

  1. Ela é realmente ótima, fiquei fã. O Elijah está bem na série mas o show é mesmo do Jason, que faz o Wilfred.

    ResponderExcluir

O que achou do post? Queremos saber sua opinião!