quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Guerra dos Tronos e Game of Thrones

A guerra dos Tronos é um livro de George R. R. Martin, transformado em série pela HBO, com o nome Game of Thrones. O livro conta a história dos Stark, uma família honrada que vive no Norte, em Winterfell, e servem a Robert, rei dos Sete Reinos. O lema dos Stark, que já virou febre na internet, é "Winter is coming", ou "O inverno está para chegar". A narrativa é perfeita, com personagens ricos e bem caracterizados, alguns dos quais a gente odeia ou ama assim que começa a ler. Cada capítulo do livro recebe o nome de um personagem, e com exceção da família Stark, apenas o anão Tyrion Lannister e a princesa Daenarys recebem capítulos. Curiosamente, o filho mais velho dos Stark não tem capítulos próprios.

Eu li o livro depois de assistir à série, que também é perfeita, inclusive, em determinados momentos, a série é melhor que o livro. Uma dessas passagens é quando Eddard mata a loba Lady e o filho dele acorda imediatamente, o que não ocorre no livro. Outra passagem da série, que na minha humilde opinião ficou muito melhor do que a opção dada pelo livro, é quando Catelyn Stark diz ao filho: "Primeiro recuperamos suas irmãs, depois matamos todos". A Catelyn do livro quer a paz.

Mas a série também peca em relação ao livro, ao mostrar o irmão do Rei Robert, Renly Baratheon, como homossexual. Em todo o livro nem se ventila a hipótese, e mesmo em A Fúria dos Reis, o segundo livro da saga, não se comenta o assunto, pelo menos até onde eu o li, não.

Não sei como me sentiria se tivesse lido o livro antes, tendo a não gostar de adaptações para a tv. Fiquei muito chateada com algumas adaptações dos meus heróis favoritos para o cinema. Mas depois de ler o livro, ao lembrar da série, vejo como a HBO foi feliz na adaptação do roteiro e na escolha dos atores. Maise Williams, que interpreta Arya Stark, é ótima e Sean Bean está magnífico como Eddard Stark e não há elogio suficiente para Peter Dinklage como Tyrion Lannister (aqui gosto mais do Tyrion da HBO que o do livro).

Seja a série ou o livro, a certeza é de que essa história é uma das melhores ficções da atualidade, de uma riqueza impressionante, sem dever nada a O Senhor dos Anéis. Não perca a oportunidade de conhecer Game o Thrones e A guerra dos tronos.