segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Fúria dos Reis, livro dois de As crônicas de gelo e fogo

A Fúria dos Reis é o segundo livro da saga As crônicas de gelo e fogo e continua a história sobre a guerra dos tronos iniciada no livro um. O livro não aumentou apenas em número de páginas em relação ao primeiro ( o segundo possui 656 páginas enquanto o primeiro tem 592), mas também em relação ao número de personagens. Dois importantes personagens foram introduzidos na trama, Melisandre, uma umbromante de Asshai, e Sor Davos, um vassalo de Pedra do Dragão, ambos apoiadores de Stannis como rei. Outros novos personagens são Asha (irmã de Theon), Brienne (membro da Guarda Arco-íris de Renly), Sor Dontos (um cavaleiro bêbado da corte de Joffrey) e Qhorin Meia-mão, um patrulheiro da Patrulha da Noite.


A Guerra dos Tronos era basicamente sobre homens, mas em A Fúria dos Reis a mágica começa a se tornar presente, o que acredito que vai acontecer ainda mais nos próximos volumes. Acho muito interessante que nenhum dos autoproclamados reis tenham um capítulo próprio no livro, tudo a respeito deles é sabido pelos capítulos de outros personagens. Quando é sobre Stannis, o capítulo é de Davos, quando é sobre Robb e Renly, o capítulo é de Catelyn, e quando o autor fala de Joffrey, os capítulos são de Sansa ou Tyrion. Balon Greyjoy autoproclamou-se rei das Ilhas de Ferro, mas aparece apenas nos capítulos de Theon, e o pouco que sabemos sobre o rei para lá da Muralha, Mance Rayder, lemos nos capítulos de Jon. A única pessoa que aspira a um trono e tem um capítulo com seu título é Daenarys.

Nesse segundo livro, temos quatro reis autoproclamados nos Sete reinos, Stannis, Renly, Robb e Joffrey, além de Balon Greyjoy que se intitula Rei das Ilhas de Ferro. A guerra está em todo o território e ninguém está a salvo. Navios são proibidos de partir dos portos, castros são queimados, vilas saqueadas e o povo perece. Sansa começa a parecer mais com uma Stark, mas ainda bastante iludida, enquanto Arya continua rebelde, lutando do melhor jeito que consegue. Bran faz dois novos amigos, os irmãos Meera e Jojen, de Atalaia da Água Cinzenta, que vão a Winterfell para ajudá-lo. Jon se aventura fora da Muralha, descobrindo novos perigos.

Como não sou fã de spoilers, os comentários sobre a história do livro ficam por aqui. Arya, Bran e Jon são meus personagens favoritos nos livros, mas gosto muito da Catelyn e do Tyrion da série. Nos livros o Tyrion é Lannister demais para o meu gosto e a Catelyn não é tão forte como na série. A Tormenta de Espadas, livro três de As crônicas de gelo e fogo, já pode ser comprado no site de vendas Submarino, com previsão de entrega para o início de setembro. No site está disponível o capítulo um do livro três, para quem quiser sentir um gostinho do que está por vir.

Para quem tem Facebook, sugiro um app chamado Game of Thrones Quizz, do Quizz Monster. Criado para a série da HBO, ele identifica de qual casa você seria se fosse um personagem do show, por meio de algumas perguntas. Eu, claro, seria uma Stark.