segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Transformers 3, o lado oculto da lua



Transformers - O lado oculto da lua, é o terceiro de uma série de filmes baseados no desenho animado da década de 80, de mesmo nome, que mostra alienígenas advindos de um planeta destruído, Cibertron. Os alienígenas são compostos de metal  e são divididos em Autobots, os mocinhos, e Decepticons, os vilões. Os Autobots possuem a habilidade de copiar o design de máquinas, geralmente carros e motos. Já os Decepticons simulam, além de carros, outras máquinas, como jatos, helicópteros e até impressoras multifuncionais. 

A história do terceiro filme gira em torno de uma nave de Cibertron que está no lado oculto da lua e que era pilotada pelo então líder dos Autobots, Sentinel Prime. Os Autobots tentam recuperá-la com a ajuda do exército americano já que os os Autobots estão cooperando com o governo dos Estados Unidos na solução de conflitos existentes na Terra. Enquanto a opinião da população se divide sobre a permanência dos aliens no nosso planeta, Sam, vivido por Shia LaBeouf, longe de Bumblebee, tenta encontrar um emprego e mora com a namorada, Carly, interpretada por Rosie Huntington-Whiteley.

Diferente dos outros dois filmes anteriores, não temos a presença de Megan Fox, e temos um humano que também interpreta um vilão, o magnata Dylan, interpretado por Patrick Dempsey, conhecido principalmente pelo seu papel de Derek Shepard, o McDreamy de Grey's Anatomy. 

Dirigido por Michael Bay - e isso significa explosões o tempo todo - o filme agrada aos fãs do gênero, principalmente os apaixonados por Transformers. Não há como existir grandes interpretações em filmes desse estilo, mas é sempre um prazer ver John Tuturro como o ex-agente Simmons. Também surpreende a presença de Frances McDormand e John Malkovich, mas o grande personagem do filme é mesmo a figura do Optimus Prime.

A presença do líder dos Autobots exala tudo que é bom, correto e decente. É emocionante quando Optimus diz que escolheu a Terra como lar e irá defendê-la de seus inimigos. Se fosse interpretado por um homem, diria que o único com qualidades para o papel seria Tom Hanks. Nerdice à parte, faço parte daqueles que adorariam ver um Transformers 4. E sim, com o Shia LaBeouf de novo.