quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Tormenta de Espadas, de George R. R. Martin



Maravilhoso! Incrível! Estupendo! Fenomenal! Não encontro palavras suficientes para descrever A Tormenta de Espadas. O livro é o terceiro da saga As Crônicas de Gelo e Fogo,de Gorge R. R. Martin, lançado pela Editora Leya. Você que tem acompanhado a guerra em Westeros, prepare seu coração, pois o escritor não tem amor a personagem nenhum, infelizmente. Ou felizmente, ainda estou confusa quanto a isso, mas o livro é genial.

Daenarys vai acumulando conquistas por onde passa, mas também sente o sabor da traição. Robb não cumpre seus votos e paga o preço por seguir seu coração. Tyrion percebe que não pode confiar em ninguém, principalmente em mercenários, prostitutas e na sua família. Sansa descobre que o que deveria ser uma vantagem começa a se tornar um fardo pois sofre com a sua beleza, juventude e nobreza. Descobrimos enfim quem atentou contra a vida de Bran em Winterfell, depois que ele caiu, e também o acompanhamos cada vez mais rumo ao norte, com seus companheiros Jojen e Meera.

Depois que Jon matou Quorin Meia-mão no livro dois, acompanhamos sua caminhada com os selvagens e suas incertezas durante a caminhada. Jaime Lannister vai se tornando um homem melhor, se é que isso pode ser dito de um Lannister. Davos consegue voltar para a corte do rei Stannis, e toma um papel mais importante a cada dia na história de Westeros. Outro personagem que cresce na saga é Samwell Tarly, que vai ganhando coragem, esperteza e discernimento a cada dia. E Arya mostra que é realmente uma Stark, se adaptando a cada situação em que se encontra, a cada companhia que lhe é imposta, sem nunca quebrar. Além disso, a oração de Arya diminui ao decorrer do tempo.

A Tormenta de Espadas é um livro para torcer, rir, chorar, se emocionar. Não existe total derrota ou vitória para as casas. Todos sofreram perdas. O lema dos Stark, O Inverno está chegando, é um prenúncio perto de se cumprir. A previsão é de um outono curto para os Sete Reinos.