segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Os contos de fadas estão de volta! Bem, mais ou menos.

Contos de fadas são usados para ensinar as crianças a usar a imaginação, a lidar com situações cotidianas, e  invariavelmente possuem uma lição de moral do tipo "obedeça seus pais", "não fale com estranhos" e outras mais, mas que sempre encerram um final feliz. Muitos foram levados às telas, principalmente pela Disney, como desenhos animados politicamente corretos, mas hoje a indústria do entretenimento os vem revisitando e dando nova roupagem. Aconteceu recentemente com o conto Chapeuzinho Vermelho no filme A Garota da Capa Vermelha, e em fase de finalização está o longa-metragem Snow White and The Huntsman, baseado no conto Branca de Neve e Os Sete Anões. Além do Cinema, agora é a vez da Televisão buscar nos contos de fadas a inspiração para seus programas. Duas novas séries estrearam nessa fall season que merecem uma atenção especial, principalmente do fã de séries assumido.



Once Upon a Time, dos mesmos roteiristas de LOST, é uma nova série da ABC, que conta a história de Emma (Jennifer Morrison, a Cameron em House), uma caçadora de recompensa que se muda para Storybrooke, uma cidadezinha do Maine depois que seu filho Henry, que ela deu para adoção 10 anos atrás, a encontra e diz que necessita de sua ajuda. Para Henry, a cidade é habitada apenas por personagens dos contos de fada que foram vítimas da maldição da Bruxa Má, e foram aprisionados no nosso mundo para não mais existirem finais felizes. Os personagens não estão cientes da maldição e apenas Emma, que conseguiu escapar da maldição ainda bebê, é quem pode ajudar a quebrá-la. Emma não acredita na teoria de Henry, mas decide ficar na cidade depois que conhece a prefeita da cidade, mãe adotiva de Henry, pois ela faz de tudo para expulsar Emma da cidade.

O show também mostra o que aconteceu no passado, no mundo dos contos de fadas, como alguns personagens se conheceram e como a Bruxa Má conseguiu lançar a maldição. Um dos personagens mais enigmáticos é Rumpelstiltskin, interpretado pelo talentoso Robert Carlyle, mais conhecido pelo seu papel em Ou Tudo ou Nada e também em Eragon. A série estreou no final de outubro e com apenas quatro episódios transmitidos já possui bons números de audiência, algo em torno de 11 milhões de telespectadores,  que o coloca como a série atual mais assistida pelos americanos nas noites de domingo. 



Outra série que explora o mundo dos contos de fada é Grimm, da NBC, dos mesmos produtores de Buffy, a caça-vampiros e Angel. Nick Burkhardt é um detetive da divisão de Homicídios de Portland que recebe a visita de sua tia, Marie, e descobre que é descendente de uma organização chamada Grimm, que tem a missão de caçar monstros. O show trabalha com a idéia de que os contos de fada são reais, na verdade, que foram baseados em fatos reais. O lobo mau da historinha da Chapeuzinho Vermelho, os ursos do conto Cachinhos Dourados e os Três Ursos, na verdade são monstros que mostram sua verdadeira face quando perdem o controle, mas só um Grimm consegue vê-los em sua forma. 



Nick, que não tem muito conhecimento sobre o assunto, busca ajuda nos livros de sua tia e onta com a ajuda de Eddie Monroe, um "lobo mau" convertido, como os Cullen da saga Crepúsculo. Monroe é interpretado por Silas Weir Mitchell, que ficou conhecido como Charles Hayworth, um dos fugitivos de Prison Break, que conseguia ver um padrão nas tatuagens de Scofield. A série é excelente,  e apesar  de ter uma audiência modesta, na casa dos 5 milhões de telespectadores, pode ter grandes chances de renovação, já que é uma audiência aceitável para séries que são transmitidas na sexta-feira, o pior dia de transmissão da grade americana.