sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Terra Nova, a última chance da humanidade.



O ano é 2149. A tecnologia chegou ao seu ápice, as cirurgias são feitas sem um único corte e é possível ver, por meio de uma máquina, qualquer lugar no tempo e no espaço. Seria excelente se o ar não fosse praticamente irrespirável, frutas e vegetais fossem extremamente raros e se não existissem políticas severas de controle de natalidade com punições como prisão no caso de famílias com mais de dois filhos. O ano é 85 milhões antes de Cristo. A natureza é exuberante, o mundo é livre da poluição, frutas e legumes à disposição e a humanidade disposta a dar o seu melhor em favor da coletividade. Parece maravilhoso se não fosse o pequeno problema de tentar sobreviver e não virar comida de dinossauro.

Esse é o cenário da nova estréia da FOX, Terra Nova, uma ficção científica que conta a história da família Shannon, que deixam um Planeta Terra agonizante em 2149 e recebem a chance de habitar Terra Nova, uma colônica na era pré-histórica que foi criada depois da descoberta de uma fissura no espaço tempo. As pessoas são selecionadas através de loteria ou de acordo com habilidades específicas, em especial na área da ciência. Mas como tudo não são flores, os habitantes da colônia enfrentam dois problemas: sobreviver aos dinossauros e lutar contra os Sextos, um grupo de rebeldes expulsos de Terra Nova depois de serem descobertos pelo Comandante Taylor, uma espécie de "prefeito-governador-presidente" da colônia. Os Sextos pretendem criar uma forma de acesso contínuo a 2149 para enviar ao futuro as benesses da natureza pré-histórica, além do objetivo de matar Taylor, que possui alguns esqueletos no armário, principalmente em relação a seu filho.

O elenco é praticamente desconhecido, a maioria fez participações especiais em algumas séries de TV ou foram astros de séries canceladas como Jason O'Mara que faz o papel de Jim Shannon, o patriarca da família, e estrelava a cancelada The Agency. Destaque aqui para Stephen Lang, que interpreta o Comandante Taylor e também fez o Coronel Miles Quaritch em Avatar. A série era uma das estréias mais aguardadas da fall season pois é produzida pelo grande Steven Spielberg, também produtor de Falling Skies, da TNT. Spielberg e seu complexo de Peter Pan continuam nos fornecendo entretenimento de qualidade, e dessa vez, estamos livres dos extra-terrestres.

Você pode interagir com a  série por meio de um aplicativo no Facebook que calcula se a pessoa tem habilidades que valem o ingresso para Terra Nova, e determina a aptidão para a ciência, agricultura, segurança e cuidados médicos. O site da série também possui um aplicativo com as mesmas funções, porém muito mais elaborado. As duas opções exigem um conhecimento básico de inglês.